segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Por que bodega teológica?

Por que bodega teológica? Nasci em Arapiraca, interior de Alagoas, meu pai era agricultor, plantava fumo, no final dos anos 70 deixou o catolicismo e 'virou' um batista protestante, mas continuou plantando o fumo, apesar de algumas críticas da ortodoxia protestante...rsrs! tive uma infância inteira na roça e é aqui onde aparece a bodega. Quem morou na roça, conhece bem o sentido da bodega, é um lugar no mínimo atraente. Claro que meu pai, principalmente depois de crente, não gostava que andássemos na bodega, lá haviam, jogos, gente tomando cachaça, piadas, era um lugar profano, apesar de tudo, achava a bodega uma espaço muito legal, representava o novo, o diferente, alí se encontravam figuras possíveis e inimagináveis, se ouviam 'causos' engraçados, se encontravam 'os grandes amigos' para as tantas goladas de cachaça e altas revelações de eterna amizade, além de que, também aí se revelavam os segredos mais surpreendentes, afinal, como afirmaram os filósofos, são das bebidas que saem as verdades: o marido que foi traído, a nova mocinha que se 'perdeu', os brabões mais recentes da comunidade, as fofocas quentes do dia, enfim, tudo passava pela bodega, algo meio que um tanto parecido com o que acontece com o pensar teológico, um espaço de abertura para o novo e o diferente, algo totalmente semelhante a Jesus Cristo, lugar do encontro entre o sagrado e o profano, entre o permanente e o inusitado, mas que no final dos contas, é o lugar onde quem manda mesmo é a voz do excluído, que aparece, conta causos, ri, chora e ensina, sugiro que aqui e acolá dêem uma passadinha pela bodega, provavelmente você vai se surpreender com o que vai encontrar por lá!

2 comentários:

  1. Realmente o nome deste blog foi inspirado por Deuses,sem falar no criador do mesmo, que dispensa comentários frente a sua sapiência e visão de mundo, certamente é um homem afrente do seu tempo. Ele deve ter sido inspirado pelas divindades e toda sorte de espiritos.
    A comunidade Teológica e os pensadores do novo protestantismo e catolicismo estavam necessitando de um espaço neutro, longe de qualquer tipo de Preconceitos e discrimanção, um espaço aonde possamos apresentar nossas idéias e pensamentos, para podermos em fim, expurgarmos de vez das comunidades/igrejas e religiões o tradicionalismo que vem desgraçando vidas, atravez de lideres religiosos despreparados e perverços, que utilizam as religioões e vem corroendo o mundo com suas loucuras teológicas.
    Sem sombra de dúvidas, assim como as bodegas que estão espalhadas pelo mundo,este espaço trará alegria, reencontros, e um pouco de nefobia aqueles que não conseguem transcender a sua realidade, e assim como odres velhos se rompem quando colocado vinho novo, será na mesma medida rompida as idéias ultrapassadas estabelecidas por ditadores e monarcas das religiões.
    Obrigado irmão Rogério, por ter tão relevante idéia.:-)

    estarei apresentando em breve neste blog o meu simplório artigo sobre a RESPOSABILIZAÇÃO CIVÉL E CRIMINAL DOS LIDERES RELIGIOSOS, PELOS DANOS PATRIMONIAIS E MORAIS CAUSADOS AOS FIÉIS, EM VIRTUDE DA MÁ INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a comparação e Claro só poderia sair do Rogerio, estarei acompanhnado essa Bodega no sentido de envolver-me no conhecimento cristão sem preconceitos e longe de caracteres e esteriotipos que carrego na minha caminhada cristã qu estou retirando aso poucos é claro, um abraço Rogério.

    ResponderExcluir